EJA – Conquistando Espaço e Importância no Cenário Nacional

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino gratuita amparada pela lei, voltada para pessoas que não ingressaram ou não continuaram na escola na idade regular. No Brasil essa modalidade tem como principal característica ações governamentais de políticas assistencialistas, populistas e compensatórias, sendo assim marcada pela luta dos movimentos sociais em prol ao direito à educação, que fora negado por muitos anos aos sujeitos desta modalidade. Com a lei Saraiva (1882), que proibiu  o voto do analfabeto, a escolarização, passa, a ser vinculada à ascensão social. Essa modalidade tem sua história marcada pela luta dos movimentos sociais em prol ao direito à educação, direito este fora negado por muitos anos.
“ ….Aqui no interior trabalhamos dentro da realidade dos alunos, respeitando o conhecimento de mundo que cada educando traz. Temos alcançado muitas conquistas, a autoestima bem trabalhada, faz com que muitos concluam o ciclo básico e deem continuidade a formação acadêmica…”.

Milvanete Moreira

Professora EJA

E.M. Dr. Francisco Baptista de Oliveira

“…Apesar de não estar neste momento, na turma da EJA, sinto que nunca saí dela…quem leciona para Jovens e Adultos se apaixona pelas histórias de vida com que se depara.”

Izabel Dornellas

Suporte Pedagógico

E.M. Ottília Vieira Campos

Com a nova Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96, que dedica os artigos 37 e 38 à EJA, ratificando assim o direito destes a um ensino básico adaptado às suas condições e o dever do Estado de oferecê-lo gratuitamente, na forma de cursos e exames supletivos, a EJA começa a definir caminhos como modalidade de ensino.
No município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ interior do Estado, os alunos atendidos flutuam pela faixa étaria dos 35 até 80 anos, que buscam uma melhor qualificação, para melhores oportunidades de trabalho e autonomia.
Diante da evolução da ciência e tecnologia, o domínio do conhecimento se tornou necessário à sobrevivência. Muitos adultos/idosos que não tem domínio da leitura, escrita e raciocínio matemáticos se sentem excluídos da sociedade.
O objetivo é trabalhar a autoestima diariamente em sala, é de fundamental importância para a permanência destes alunos que, timidamente, retornam aos bancos escolares, com a garra e a vontade de se formarem para “ser alguém na vida”. Pois o fracasso escolar está intimamente ligado à desmotivação, por parte dos alunos, no que se refere à continuidade dos estudos. O afeto é o ponto de partida de qualquer trabalho pedagógico. O afeto atua no início do processo de aprendizagem para melhor direcionar a atenção e no final deste encadeando resgate das informações na memória.
Professora: Valéria Rezende / E.M. Luiz Tito de Almeida - Rosal
Professora: Angélica Azevedo Papa /E.M. Francisco Borges Sobrinho - Barra do Pirapetinga
Professora: Viviane Rodrigues da E.M. Luzia Gomes Freire - Mutum
Professora: Maria Gomes da E.M. Professora Ottília Vieira Campos
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One Comment

  1. Quero parabenizar à todas por tornar esse trabalho único. Sem o olhar humano e o afeto de vocês, não seria possível alcançar a todos. Vocês fazem a diferença na vida dos nosso alunos.
    Me sinto feliz por fazer parte desta equipe. Christiany – Coordenadora EJA

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