CONSTRUÍNDO UMA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o documento norteador que define os conteúdos mínimos a serem trabalhados na formação básica dos alunos, de acordo com a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB, lei 9.394/1996). A meta é promover e garantir o pleno desenvolvimento cognitivo, social e cultural dos estudantes. Portanto, o documento também é uma ferramenta para fundamentar a qualidade da educação ao estabelecer os níveis de desenvolvimento que todos os alunos têm o direito de acesso.
 
A partir de dez competências definidas pela BNCC, que atua como uma bússola orientadora para o desenvolvimento de currículos em consonância com os projetos político-pedagógicos de ensino, ela não se limita a definir  conteúdos a serem abordados em cada período. Os professores e profissionais da gestão pedagógica carregam os desafios de desenvolver habilidades sociais, emocionais, valores e atitudes adequadas para o exercício pleno da cidadania de cada estudante.
 
A Secretária de Educação Esporte e Lazer, de Bom Jesus do Itabapoana, Ivana dos Santos Gomes, juntamente com o Coordenador de Administração Escolar Rogério Cantelle, estão implantando no município uma Gestão Pedagógica Democrática, envolvendo toda comunidade escolar visando uma educação de qualidade e equidade. Participaram do encontro autoridades do município e representantes de conselhos. O objetivo é criar vínculos com a comunidade escolar, aproximando educadores, famílias e sociedade no processo de ensino, contribuindo para aprendizagem e conhecimentos essenciais que precisam ser garantidos a todos os brasileiros.
Para marcar o início deste processo foi realizado no dia 22.10.2021 um encontro com todas as diretoras e professoras do suporte pedagógico da rede municipal, para consolidar a importância de espaços de discussão e de compartilhamento de conhecimentos e experiências docentes, oportunizando a interação entre os pares.
O coordenador Rogério Cantelle fez a abertura do encontro com a apresentação do Cronograma de Implementação do Novo Currículo Municipal e em seguida a consultora Andressa Bonatto, falou sobre a importância de oferecer educação com qualidade e equidade e realizou oficina: “BNCC na Prática”, ressaltou que as competências socioemocionais quando trabalhadas com direção e clareza do objetivo que se quer alcançar, todos da comunidade escolar ganham e a formação integral do aluno acontece de maneira natural.  
                      No contexto engessado o Estado tinha o papel de decidir e distribuir esses conteúdos aos alunos, que atuavam como receptores desse conhecimento previamente construído. A implementação prevê uma construção coletiva com debates a partir do conhecimento e experiências do professor para desconstruir discursos hegemônicos e combater as desigualdades.
Durante muito tempo, o conceito predominante de currículo escolar era de um conjunto de disciplinas e conteúdos pré-estabelecidos que deveriam simplesmente serem repassados aos alunos em um processo de aprendizagem vertical.
.
O diferencial é que, segundo a perspectiva adotada pela BNCC, as competências são a mobilização de conhecimentoshabilidadesatitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Operando como um verdadeiro fio condutor ao longo de toda vida.
 
Ao findar este trabalho, consideramos que a construção coletiva é de extrema relevância, uma vez que dentro da perspectiva democrática proporciona um trabalho coletivo e compartilhado, onde todos estarão juntos na busca de um objetivo em comum: a qualidade de ensino.

 

 

Postado por: Márcia Willemann

Posted in Sem categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *