A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana realizou nesta quarta-feira (07/09) um ato cívico em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. Além de autoridades civis e militares, alunos das redes municipal e particular de ensino estiveram presentes.
A solenidade começou com a execução dos hinos Nacional e da independência e da Marcha a Bom Jesus, pelo trio formado pelos músicos Luis Otavio Barreto, Alex Petrillo e a cantora Gabriela Tebaldi. Ao mesmo tempo, o prefeito Paulo Sergio Cyrillo, o chefe de instrução do TG 01-001, sargento Willian Bartholazzi, os subtenentes Diego Rodrigues (PM) e José Glauco (CBM) e o guarda municipal Jonatas Pimentel hastearam as bandeiras do Brasil, do estado do Rio e de Bom Jesus do Itabapoana.
Em seguida, a secretária de Educação, Ivana Gomes, explicou que em vez de fazer o discurso que tinha preparado, leria uma poesia de autoria de um aluno do 5º ano (Miguel) da E. M. Anacleto José Borges. Após a leitura ela convidou o prefeito Paulo Sérgio e o vice, Otávio Amaral, para entregar os prêmio do concurso de desenho e poesia, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, com o tema “Por um Brasil melhor”.
Os vencedores foram: categoria desenho (1º ao 3º ano) – Davi Duarte Monteiro (E. M. Ottilia Vieira Campos); categoria poesia (4º e 5º anos) – Yuri Pereira Fernandes (E. M. Mariquinha Batista); categoria poesia (6º ao 9º ano) – Djalma Pereira Campos (E. M. Cel. Luis Vieira). A E. M. Anacleto recebeu uma menção honrosa pela criatividade do aluno Matheus.
Na sequência, o vereador José Luiz Rezende usou para saudar os presentes em nome da Câmara Municipal. Depois dele o prefeito Paulo Sergio agradeceu aos músicos, ao vice-prefeito e a todos os educadores do município e disse que fica feliz quando vê crianças cantando os hinos, crescendo e entendendo o que é um verdadeiro cidadão. “Investindo em Educação teremos um novo amanhã e, por conseqüência um novo Brasil. Isso não se faz apenas com palavras, mas com ações e atitudes de todos nós”.
O chefe do Executivo ressaltou que cada um deve corrigir seus próprios erros antes de olhar para o próximo. “É com eventos como este que mostraremos nosso orgulho de sermos bom-jesuenses, fluminenses e brasileiros. Fiquem com Deus”, finalizou o prefeito.
No encerramento alunos das escolas municipais Ottilia Vieira Campos, Anacleto José Borges e Paulo Sergio do canto Cyrillo, além dos centros educacionais Santa Rita de Cássia e Batista fizeram apresentações de dança e música.