ALUNO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ CONQUISTA 2º LUGAR EM CONCURSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

João Lucas Tavares Alves, aluno do 5º ano, da E. M. Cel. Luiz Vieira – Calheiros – BJI, conquistou o segundo lugar na fase estadual da categoria “Conto” do Prêmio MPT na Escola.

Confira o conto escrito por João Lucas, aluno da professora Ana Terezinha de Jesus Souza:

Era uma vez uma pequena vila chamada Calheiros, onde viviam muitas crianças. Entre elas, havia um menino chamado João, de cabelos negros e olhos brilhantes. João adorava brincar, jogar futebol, estudar e sonhar com um futuro incrível. No entanto, em Calheiros, havia também um problema triste: algumas crianças não aproveitavam sua infância, pois eram obrigadas a trabalharem desde cedo nas lavouras para ajudar suas famílias. João sabia que isso era ruim e decidiu fazer algo para mudar essa realidade. Ele se juntou a seus amigos, Pedro e Lucas, e criaram um grupo que se reunia todos os dias após as aulas para discutir ideias e encontrar maneiras de ajudar as crianças que trabalhavam. Fizeram uma pesquisa e descobriram que a principal causa do trabalho infantil no distrito era a falta de informação e oportunidades de educação para os pais dessas crianças.

Determinados a mudar essa situação, João, Pedro e Lucas, organizaram uma feira de talentos. Eles acreditavam que, ao mostrarem as habilidades e talentos das crianças trabalhadoras, poderiam sensibilizar a comunidade e criar uma rede de apoio para essas famílias. Com a ajuda da diretora e da professora Terezinha, eles conseguiram um espaço na escola para realizar a feira. As crianças trabalhadoras foram convidadas a mostrar seus talentos, seja cantando, desenhando ou contando histórias. No dia da feira, a escola estava repleta de pessoas que foram convidadas pelo grupo. O público ficou maravilhado com as habilidades que elas tinham escondidas. Os corações da comunidade se encheram de compaixão e solidariedade. A diretora ofereceu palestras para conscientizarem os pais da importância de estudar, pois sem conhecimento seria difícil administrar a lavoura, saber negociar seus produtos, conhecer novas técnicas de cultivo…

A feira de talentos foi um sucesso, mas João, Pedro e Lucas sabiam que sua missão não tinha acabado. Eles continuaram a lutar por políticas públicas que garantissem a educação de qualidade para todos, criando assim, um futuro melhor para as crianças de Calheiros.

Calheiros se tornou um exemplo de como a união e o esforço coletivo podem transformar uma realidade. João, Pedro e Lucas cresceram sabendo que deixaram um legado importante para as futuras gerações. E assim, a pequena Calheiros nunca mais teve casos de trabalho infantil. As crianças puderam voltar a ser crianças, brincar, estudar e sonhar com um futuro brilhante, sabendo que o trabalho infantil não fazia mais parte da sua realidade.

 

Posted in Sem categoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.